Não é segredo que os fabricantes de carros esportivos adoram se medir (velocidade máxima) em circuitos como o de Nürburgring Nordschlife, onde, aliás, sofrer um acidente é muito caro. Muitas marcas competem nas míticas pistas alemãs, mas há fabricantes que jogam em outra liga e apostam diretamente nas pistas de pouso e decolagem.
É o caso de quem busca conquistar o título de carro mais rápido do mundo. Até poucos anos atrás, ninguém iria discutir que o Bugatti Veyron Super Sport era o carro de produção mais rápido do mundo, com velocidade máxima de 431 km / h segundo o Guinness World Records. Porém, o tempo passa e Bugatti não é mais aquele que detém o famoso título.
Depois que a Koenigsegg Agera RS roubou o título do fabricante francês em 2017, em 2019 a Bugatti quis nos surpreender com a cifra arrepiante de 490,48 km / h a bordo de um Chiron Super Sport 300+. Como o Chiron, o Koenigsegg Agera RS ‘Gryphon’ é um dos carros mais caros do mundo.
No entanto, deve ficar claro que o Chiron Super Sport 300+ nunca bateu um recorde oficial, apenas uma velocidade máxima surpreendente, uma vez que o teste realizado pela empresa francesa foi apenas em uma direção e lançamento, o que não permite reconhecê-lo como um registro oficial.
O que nem Bugatti nem Koenigsegg esperavam é que o SSC “levantasse” seu título novamente e os baixasse para uma posição na lista dos carros mais rápidos do mundo. Em 17 de janeiro, o SSC Tuatara estabeleceu um novo recorde oficial na pista do Centro Espacial Kennedy, que anteriormente era usada para manobrar o Transbordador Espacial.
Embora o carro não tenha quebrado a barreira prometida de 300 mph -482,8 km / h, ele foi mais rápido que o Koenigsegg Agera RS, tanto em termos de velocidade máxima absoluta quanto na média obtida em direções opostas – um número recorde. O SSC Tuatara atingiu 286,1 mph em direção ao sul -460,4 km/h- e 279,7 mph em direção ao norte -450,1 km/h-.
Isso resulta em uma média de 455,2 km / h, que é o número recorde oficial. Recorde-se que o Tautara é apresentado com uma carroçaria em fibra de carbono que permite obter um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,279. Segundo a empresa, um valor abaixo do Bugatti Chiron (0,36), do Koenigsegg Agera (0,33) ou do Venom F5 (0,33).
Sob o capô, encontramos um motor V8 biturbo de 5,9 litros que atinge a marca vermelha a 8.800 rpm e tem uma taxa de compressão de 8,8: 1. Desta forma, o SSC Tautara é capaz de desenvolver uma potência de até 1.350 cv no total usando gasolina 91 octanas. Serão feitas apenas 100 cópias e todas já se encontram à venda por mais de 1,5 milhões de euros na bolsa.
Mas tome cuidado, porque se escolhermos a gasolina E85 podemos aumentar esse valor para 1.750 cv. Sua mecânica está associada a uma caixa de transmissão manual robótica de 7 velocidades que envia toda a potência diretamente para o eixo traseiro. Além disso, ele pesa apenas 1.247 quilos.
Para os mais curiosos deixamos uma lista de quais são os 10 carros mais rápidos do mundo em 2021:
Para finalizar, nesta tabela você pode ver os modelos que conquistaram oficialmente o título de carro mais rápido do mundo em ordem cronológica:
1921
Bentley 3 Litre Super Sports
129 km/h
1924
Bentley 3 Litre Green Label
161 km/h
1949
Jaguar XK120
193,1 km/h
1953
Pegaso Z-102 Supercharged
244,6 km/h
1954
Mercedes-Benz 300SL
250 km/h
1955
Ferrari 410 Superamerica
261 km/h
1962
Ferrari 250 GTO
280 km/h
1968
Ferrari Daytona GTB/4
281 km/h
1984
Ferrari 288 GTO
304 km/h
1986
Porsche 959
319 km/h
1987
Ferrari F40
324 km/h
1992
Bugatti EB110 SS
348 km/h
1993
Jaguar XJ220
350 km/h
1994
McLaren F1
391 km/h
2004
Saleen S7
399 km/h
2005
Bugatti Veyron
408,5 km/h
2007
SSC Ultimate Aero TT
412 km/h
2010
Bugatti Veyron Super Sport
431 km/h
2013
Hennessey Venom GT
435,2 km/h
2017
Koenigsegg Agera RS
447,39 km/h
2020
SSC Tuatara
455,2 km/h
Somos apaixonados por carros esportivos, essa paixão nos motivou a criar nossa plataforma de divulgação de carros esportivos no mercado Brasileiro. Mesmo para comprar ou vender um carro esportivo, nossa plataforma é única voltada exclusivamente para esse segmento.